Somos uma empresa especializada em tecnologia corporativa atuando em consultoria, infraestrutura de redes, servidores, provedoria de e-mails entre outras soluções tecnológicas.
Vamos listar algumas dicas e sugestões que podem auxiliar no dia a dia:
* Um computador sempre ligado custa aproximadamente R$0,10/hora dependendo do modelo, então se não estiver utilizando, desligar os equipamentos é sempre uma boa opção.
* O computador que permanece ligado diretamente exige mais de suas peças, consequentemente, isso pode encurtar a vida útil da máquina.
* Quando o Windows (ou outro sistema operacional) sinalizar que precisa realizar uma atualização, evite ficar adiando esse processo por muitos dias. As atualizações trazem melhorias e correções que evitam problemas no seu computador.
* Relaxe e reinicie! A gente sabe e entende (todo mundo já passou por isso) que quando o computador trava ou apresenta alguma falha é comum bater um sentimento de pânico, ou raiva pelo impedimento de sequencia dos trabalhos.
* O computador ou programa travados podem ser resolvidos reiniciando o computador em muitos casos. Alias, não apenas os computadores mas também roteadores Wifi, Smartphone, Tablet, Impressora e outros equipamentos eletrônicos.
* Calma! Antes de sair reiniciando SEMPRE também, as novas versões de Windows infelizmente nem sempre mostram o status do que está acontecendo na máquina, então se a tela está preta sem mostrar nada mas o computador parece ligado de acordo, aguarde alguns minutos antes de tentar reiniciar, pois TALVEZ possa ser apenas uma ATUALIZAÇÃO do sistema em andamento e infelizmente algo não muito inteligente, sem mostrar status e apenas a tela preta, nos levando a pensar que nada está acontecendo por engano.
* A parte Elétrica (rede de energia, tomadas etc) é um ponto crítico dentro de todo o processo num parque de computadores, uma tomada sem o devido aterramento vai passar energia indevida para os equipamentos, podendo causar choque ao tocar nos equipamentos e também gerando mal funcionamento, travamentos e queimar peças. Sugerimos que um eletricista profissional garanta que a parte elétrica esteja ok também, energia de mais ou de menos pode afetar diretamente no funcionamento das máquinas. O uso de estabilizadores ou filtros de linha são recomendados em redes elétricas que oscilão muito, auxiliando em uma melhor vida útil do computador e periféricos. Um nobreak seria indicado para ambientes que sofrem com constantes quedas de energia, pois o mesmo possui bateria interna que permite aos equipamentos continuarem ligados por um período, a depender da capacidade de carga das baterias. SEMPRE olhe a voltagem de um equipamento antes de ligar na tomada, sendo 110v ou 220v. Impressoras do tipo Laser não devem ser ligadas em estabilizadores, porque demandam muita energia durante o processo de queimar o pó químico, recomendado uso de transformadores de energia se for o caso. Para melhor indicação de uso e recursos, a consultoria em TI poderá auxiliar.
* PIRATARIA : Não utilize programas ou sistemas sem licenciamento. Não recomendamos o uso de software pirata, isso pode ser prejudicial com encargos no caso de processos jurídicos, e também na maioria dos programas que têm na internet para downloads, estes arquivos podem conter vírus e roubar informações, sem contar no prejuízo ao segmento de profissionais que atuam na área de programação. Existem várias soluções em tecnologia que são do tipo OpenSource (código aberto), entre outras modalidades Free, que podem ser utilizadas sem precisar comprar, e assim evitando dor de cabeça depois, então tudo depende da real necessidade de determinado recurso em um sistema ou aplicativo. Com uma análise correta podemos indicar e sugerir o melhor caminho, consultoria em TI pode auxiliar.
* Qual Rede de conexão devo usar? Cabo / Wi-fi / Li-fi / Powerline. Atualmente existem alguns tipos diferentes de formas para conectar uma rede de computadores e dispositivos, mas dependendo do cenário a rede cabeada padrão CAT5e/6 ainda é a mais estável e confiável. O uso de roteadores Wi-fi 5/6, Access Point, Repetidores demandam um pouco mais de conhecimento técnico, pois constantes quedas e baixa velocidade, travamentos, podem ser um problema se o planejamento da configuração e do hardware não forem dimensionados dentro das limitações de cada dispositivo. Existem vários modelos, velocidades, capacidades, para mais informações uma consultoria técnica é o recomendado para um projeto ideal.
* BACKUP onde fica? Um plano de backup é sempre necessário! Seja um problema de hardware onde alguma peça apresente problemas, perder fotos ou documentos importantes, sejam pessoais ou empresariais, a perda de informação sempre é um problema sério. Atualmente existem soluções em nuvem que ajudam bastante nessa questão, porém para garantir o êxito devem ser bem configuradas e validadas. Testes com restore de backup, monitoramento de rotinas de backup, alguns passos são muito importantes e demandam atenção para garantir o bom funcionamento da solução em uso.
* Caso ainda persista algum problema em seu equipamento após reiniciar, ou desligar e ligar o computador, ou permaneça alguma dúvida, então procure ajuda de um suporte técnico. Aqui na FTech possuímos uma equipe técnica de profissionais em TI, entre em contato conosco.
Sugestões de boas práticas com seus e-mails:
* OUTLOOK / Client de Emails
* Destacamos que manter os e-mails organizados, e executar o arquivo morto de tempos em tempos ajuda muito! Por isso, fazer uma limpeza das mensagens bimestral ou semestral (dependendo do seu fluxo de e-mail) faz toda a diferença no desempenho dos equipamentos.
* O Outlook e outros clientes de emails semelhantes, funcionam de modo parecido como um banco de dados e sendo assim, quanto menos informações precisarem processar, mais rápido será o resultado. Hoje em dia com novas tecnologicas como discos SSD com maior velocidade de leitura e gravação de dados, novos processadores suportando mais cálculos em menos tempo, tudo facilita para agilizar os processos, mas uma organização correta das informações continua sendo fundamental.
* As mensagens antigas devem ser mantidas off-line no Arquivo Morto, para evitar consumo de recursos (processador e memória). Quando você precisar consultá-los, basta conferir o PST Arquivo-morto.
* A organização de pastas e subpastas poderá auxiliar tanto no desempenho, quanto em processos onde a Pesquisa é necessária. Evitar mais de mil mensagens por pasta, separar pastas por assuntos ou remetentes. Dependendo do perfil de trabalho, alguma regra de organização funcional sempre ajuda na busca manual em casos de reindexação de índice parado durante processamento da máquina. Dentro das pastas de sistema (Entrada /Enviados /Lixeira) evitar o acumulo de mensagem nessas pastas, pois a cada Envio / Recebimento de nova mensagem, essas pastas são constantemente sinronizadas, logo quanto menos mensagens nessas pastas melhor será o desempenho.
* SPAM's são uma realidade chata, mensagens indesejadas, tentativa de roubar nossas informações fazendo mensagens *parecidas com as reais, mas apenas uma forma de tentar enganar. CUIDADO e ATENÇÃO na hora de abrir algum link ou anexo de mensagem recebida, sempre verificar se o endereço do remetente é reconhecido, posicionar o cursor do mouse (seta) em cima dos links SEM clicar, apenas para ver para onde ele deseja nos direcionar e verificando assim se realmente condiz com o contexto da mensagem ou não. As provedoras de E-mails trabalham continuamente para tentar sanar e bloquear ataques constantes de spammers, existem recursos próprios das provedoras com IA para detecção de novos spams onde estes são bloqueados automaticamente após um período de recebimentos, e alguns bloqueios também podem ser feitos manualmente em contato com equipes técnicas de suporte. Nos programas de e-mails como Outlook, existem recursos de bloqueios também e são uma boa opção de uso para melhor controle de conteúdo das caixas de entrada.
* Links recebedidos em emails, arquivos anexados, e/ou downloads em websites desconhecidos são os principais ponto de entrada de vírus nas redes e computadores atualmente, uma vez que uma porta seja aberta para algum intruso entrar, é crucial validar a segurança das informações, então sempre que estiver na dúvida procure um suporte técnico, uma consultoria técnica para sanar as dúvidas e veracidade de certos arquivos e links ANTES de abrir ou executar alguma ação.
* Peguei um VÍRUS e COMPUTADOR FOI INFECTADO!!! A primeira ação a ser tomada é retirar o equipamento contaminado da rede, então desconecte da rede o quanto antes (remova o cabo de rede ou desligue o wifi), e deslique a máquina. Assim evitamos o pior, que o vírus contamine todas as demais máquinas da rede e pare todos os sistemas conectados.
* E-mail foi HACKEADO! Evite acessar seu webmail em computadores públicos como LAN House, e demais dispositivos não seguros. A troca periódica de senhas é sempre uma boa prática. Recebi um email em meu nome como remetente mas não fui eu quem enviou!? Algumas técnicas de spams consistem em confundir e enganar, alterando o FROM/ Remetente das mensagens no campo texto. Uma forma de verificação da real origem da mensagem é abrindo as Propriedades do e-mail em questão, e assim analisando o cabeçalho com mais informações. Havendo dúvidas um contato com o suporte técnico poderá auxiliar em mais informações.
* Devo COMPRAR um ANTIVÍRUS? Dependendo do sistema operacional, este já pode ter um sofware antivírus nativo, exemplo os novos Windows que já possuem esse recurso melhorado, mas comprar um software de uma empresa que atue espeficicamente apenas nesse segmento seria o mais recomendado, afinal possuem todos os programadores focados sobre isso, então para obter o melhor tempo de resposta para novas vacinas, melhorias mais ágeis, entre outros pontos, então SIM! adquirir um antivírus como produto de uma empresa qualificada é sim uma ótima recomendação, contudo não obrigatória. E existem várias opções no mercado, algumas mais *pesadas que consomem mais recursos das máquinas (podem deixar o computador mais lento se não tiver o hardware mínimo adequado) por terem várias funções extras em execução, e outras mais *leves (consomem menos recursos do computador) focadas apenas contra vírus e não contra outras pragas virtuais, então é válida uma análise de perfil para melhor resultado e sugestão.
Por fim, trouxemos alguns comportamentos que podem contribuir para deixar os computadores mais lentos e prejudicar o seu desempenho. Tudo o que vamos citar agora são coisas que você NÃO DEVE FAZER. Vamos lá:
* Deixar a área de trabalho cheia de ícones: um campo visual poluído sempre prejudica na busca pela informação, organização de pastas e diretórios sempre contribui para os processos.
* Trabalhar com vários programas ao mesmo tempo, planilhas, arquivos, documentos, erp, sistemas, bancos, navegadores em vários websites, e muitas abas abertas em simultâneo: O ideal é que você mantenha aberto apenas o que precisa utilizar para executar a tarefa em que está trabalhando no momento. Muitos processos rodando simultaneamente demandam recursos do hardware da máquina, e podem sobrecarregar a memória (ram), o disco (hd) e o processador do computador, deixando a máquina mais lenta. Dependendo do perfil de trabalho podem ser necessárias outras telas (monitores) adicionais, mas se não for o caso, foque apenas no que está atuando e evite lentidão. Contudo, se realmente precisar de tudo aberto e rodando ao mesmo tempo, sendo este o seu perfil de trabalho diário necessário, procure uma consultoria técnica para sugerir uma configuração de hardware adequada ao seu perfil de uso, evitando lentidão e travamentos por falta de recursos da máquina.
* Usar o notebook (laptop) direto na superfície da mesa, no colo ou apoiado no sofá: Esse tipo de comportamento pode superaquecer o equipamento, já que as suas saídas de ar estão localizadas na parte debaixo geralmente. Por isso, é importante utilizar um suporte de notebook que permita a liberação do ar quente que é liberado do processador no interior da máquina, e evitando problemas e desgaste da vida útil. Altas temperaturas podem gerar problemas de travamentos e danos tanto em desktop quanto laptop, celulares, tablets e outros eletrônicos semelhantes.
* Desligar o computador no meio de alguma atualização: Interromper um processo de atualização, que é algo crítico, pode gerar sérios problemas e até corromper o sistema da máquina. Atenção também na tomada/energia se for um laptop, para que processos não sejam interrompidos sem o término de acordo.
* Ter muitos programas iniciando junto com o sistema operacional: Se você perceber que o seu computador está ficando mais lento para iniciar, procure um suporte técnico para auxiliar e conferir quantos programas estão sendo iniciados de modo automático, assim que você liga a sua máquina.
* Aqui na FTech possuímos uma equipe de profissionais em TI, entre em contato conosco para mais informações.